Framboesa de Ouro (Golden Raspberry Awards ou simplesmente Razzie Awards) é um prêmio cinematográfico que elege os piores filmes produzidos ao longo de um ano. Paródia do Oscar, o prêmio é atualmente escolhido por internautas membros da "associação". Hoje a brincadeira é bem conhecida e divulgada pelo mundo, mas poucos sabem como surgiu essa inusitada premiação e o porquê de se chamar Troféu Framboesa.
Tudo começou em 1980. O americano John J. B. Wilson, redator publicitário, foi o responsável pela criação do famigerado Troféu Framboesa de Ouro. Ele tinha o hábito de convidar os amigos para se reunirem e jantarem em sua casa, em Los Angeles, nas noites de entrega do Oscar. Em 1980, Wilson convidou a turma para sua tradicional reuniãozinha do Oscar, desta vez para que eles próprios julgassem os filmes e dessem suas premiações aleatoriamente. E a brincadeira pegou. Assim a primeira "premiação" foi realizada na sala de Wilson. A partir de então, ele decidiu formalizar o evento, depois de assistir a uma dupla de filmes que estavam sendo lançados simultaneamente naquela época: A Música Não Pode Parar (Can't Stop the Music) e Xanadu. O publicitário distribuiu para os amigos as cédulas para votarem no pior filme.
Felipe Rose (Village People), Valerie Perrine e Steve Guttenberg em A Música Não Pode Parar |
Valerie Perrine entre Steve Guttenberg e Bruce Jenner |
Olivia Newton-John, Gene Kelly e Michael Beck em Xanadu |
O prêmio é uma framboesa de plástico sobre um filme Super 8, pintado de tinta-spray dourada, que vale menos de US$5 (isso mesmo, menos de cinco dólares!). O hall da fama do Framboesa é liderado por Sylvester Stallone e Madonna. Stallone é o pior ator de todos os tempos, com 30 indicações e 10 prêmios (até agora) e Madonna possui 15 indicações e 9 prêmios (até agora).
Muito embora Xanadu e Can't Stop the Music figurem em qualquer lista de "piores filmes já feitos" que se preze, deixo claro que sou fã incondicional dos dois. As trilhas sonoras permanecem extraordinárias e o visual dos filmes já vale a viagem ao submundo do cult-kitsch. E viva o Troféu Framboesa!
saudade d ver filminhos c vc...
ResponderExcluirDe preferencia seleção framboesa de ouro pra gente rir bastante...
Bjs, Paula Jones
Adoro as duas obras!
ResponderExcluirGostei do blog. Bravo!
ResponderExcluirAbraços,
O Falcão Maltês